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Esse curso tem como objetivo focar especificamente em como podemos atuar através das Leis Sistêmicas segundo Bert Hellinger de forma a facilitar as relações no ambiente escola-família. Caso o interessado tenha como foco principal seu crescimento pessoal, sugerimos outros cursos que você poderá acessar clicando aqui.

Módulo 1 –  Introdução, leis sistêmicas básicas e como atuam 

  • A história da Educação Sistêmica em alguns países e no Brasil
  • O que Educação Sistêmica e os princípios que a sustentam
  • A Teoria dos Sistemas e as Percepções Sistêmicas
  • As Leis do Amor que atuam nos relacionamentos humanos: Ordem (hierarquia), Pertencimento (vínculo) e Equilíbrio (dar e receber/tomar)
  • As consciências:  pessoal, coletiva e universal
  • Amor cego e amor que vê: como atingir soluções através do “mais”, olhando o amor do “outro” por nós.
  • Os sistemas familiar e escolar, a ordem na relação docente – aluno
  • Os efeitos da Ordem na família: importância para a habilidade do aluno em estar disponível para aprender
  • Famílias com filhos de diferentes pais: ensinando a perceber a ordem no sistema familiar simples ou intercalado.
  • A lealdade dos menores – a consciência pessoal e sua implicação para as crianças e o ensino
  • Crianças “sem papai”. Como ajudar?
  • Dinâmicas básicas: exclusão, inversão da ordem, desequilíbrios
  • Ampliando a visão individual para uma visão sistêmica
  • Situações que ocorrem na escola relacionadas a alunos, professores e pais e o olhar sistêmico para apontar soluções
  • Como lidar com os “diagnósticos na escola: Dificuldades de aprendizado em sala de aula: dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, fracasso escolar
  • Exercícios de percepção

Módulo 2 – Ampliando a visão sistêmica para a área da educação, incluindo o que foi excluído, equilibrando as trocas e re-estabelecendo a ordem

  • Um olhar sistêmico  e as gerações: dimensões transgeracional, intergeracional, intrageracional, intrapsíquica
  • O professor e a postura sistêmica – respeitando a “cultura” da família de origem como um aspecto do “pertencer” da criança
  • As separações de casais e as crianças –  ensinando a ordem na prática
  • Atuação da Lei do Pertencimento no sistema familiar e no sistema escolar: vínculos a serem considerados numa família e vínculos a serem considerados numa escola
  • Famílias com crianças adotadas.
  • Os efeitos da exclusão no comportamento da criança – como ensiná-la a “incluir de volta” a partir de nosso exemplo.
  • Dinâmicas básicas de dificuldades na escola
  • A ordem dentro da escola  - como encontrar uma relação harmoniosa entre professor e escola, entre aluno e professor
  • “Todas as crianças são boas, seus pais também e seus professores também.” Aceitar cada um como é e o respeito ao que atua em cada um.
  • Brigas entre alunos: como resolver? O equilíbrio como fonte de reconciliação.
  • “As panelinhas” e seus efeitos. Como integrar grupos que se excluem. A necessidade de pertencer e a expansão dos limites dos grupos através do método do “sim, e...”
  • Como estruturar conteúdos que chamem a atenção dos alunos
  • Exercícios de percepção.

Módulo 3 – A ajuda, suas possibilidades e limites à luz das leis do amor, supervisão de casos práticos, saber como e onde atuar

  • Bases da relação de ajuda – As Leis da Ajuda que permitem uma ajuda efetiva
  • Efeitos da postura do professor/orientador sobre o sistema do aluno
  • Como melhorar o relacionamento dentro da escola através das leis sistêmicas
  • O professor no contexto da família de origem e como isso influencia seu trabalho
  • Os pais, os professores, a escola e o lugar de cada um
  • Intervenções individuais
  • Intervenções coletivas na escola
  • Exercícios de percepção.

Módulo 4 – Família, Escola e Sociedade – Ampliando a visão sistêmica a serviço da vida – intervenções breves, ferramentas para a prática

  • Sistemas vinculados e inter-relacionados
  • Sistemas e organizações humanas mais amplos
  • Educando para o sucesso
  • Lidando com a sexualidade dos alunos: ensinando a olhar para o futuro através da ordem.
  • A responsabilidade da família e da escola com a sociedade
  • Ampliar a visão respeitando os diferentes contextos
  • Diferenças culturais numa sala de aula e integração
  • O vínculo entre os pais e a escola. O vínculo entre os professores e os alunos
  • Problemas com a autoridade e disciplina
  • Educar com ordem e com amor
  • Efeitos da postura do professor/orientador sobre o sistema do aluno
  • Exercícios de percepção.
  • Ferramentas sistêmicas: genograma e fotograma
  • Intervenções pedagógico-sistêmicas breves no âmbito da educação ou qualquer outro atendimento a crianças e adolescentes.