Torne a escola um lugar mais leve!

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Sobre o IDESV

Desde 1999, o IDESV, através de seus fundadores Décio e Wilma Oliveira, juntamente com seus colaboradores, promovem treinamentos e workshops na abordagem sistêmica em todo o território nacional e em países como Espanha, Suíça e Portugal. Nossa equipe se alegra por serem instrumento para todos aqueles que estão dispostos a olhar para a vida e suas relações com amor e cuidado.

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Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida Cursos e Treinamentos LTDA 
CNPJ: 86.863.511/0001-52
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O QUE É

EDUCAÇÃO SISTÊMICA?

 

“TODAS AS CRIANÇAS SÃO BOAS, OS SEUS PAIS TAMBÉM E OS PROFESSORES TAMBÉM”


Novos caminhos que unem a escola e a família a serviço das crianças e do futuro do sociedade!

A Educação Sistêmica é a arte de contextualizar e de ensinar a partir de uma visão mais ampla, permitindo ver como é possível criar uma conexão entre a escola e a família.

Traz novo paradigma educativo que implica em modificações profundas na forma de pensar a educação. Uma proposta que oferece um olhar simples para o processo de ensino-aprendizagem e mostra-se, de fato, como um arrojado instrumento para diagnosticar, refletir e apontar soluções para as situações vivenciadas desde a sala de aula até o que há de mais amplo no sistema educacional e, até mesmo na sociedade.

Possibilita encontrar respostas para questionamentos frequentes entre pais e professores, em relação ao avanço de alunos, na maioria das vezes, com potencial normal: por que essa criança não aprende? Por que não presta atenção? Por que não tem interesse na escola?

Essa visão mais ampla permite que utilizemos a força que está nos alunos, a força de sua família, a força dos professores, a força do grupo e seus conhecimentos prévios etc à serviço da aprendizagem. Assim o que cada um traz em si a partir de seu próprio contexto se coloca à disposição para seguir numa direção onde todos possam ganhar algo: as famílias, as equipes das instituições de ensino, as escolas e a sociedade.

Permite somar algo de uma maneira bem simples e rápida e, na maioria das vezes, sem custos adicionais a todos aqueles que estão dispostos a contribuir de alguma forma com o desenvolvimento de nossas crianças, escolas, sociedade e país.

A TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL!

Irene Pereira
Turma Patos de Minas 2016/2017
Célia Bernardes
Turma Patos de Minas 2016/2017
Andrea Virtudes
Turma Patos de Minas 2016/2017

CONTEÚDO COMPLETO

TREINAMENTO

Módulo 1 - Compreendendo as Leis Sistêmicas

 
  • A história da Educação Sistêmica em alguns países e no Brasil;

  • O que Educação Sistêmica e os princípios que a sustentam;

  • A Teoria dos Sistemas e as Percepções Sistêmicas;

  • As Leis do Amor que atuam nos relacionamentos humanos: Ordem (hierarquia), Pertencimento (vínculo) e Equilíbrio (dar e receber/tomar);

  • As consciências: pessoal, coletiva e universal;

  • Amor cego e amor que vê: como atingir soluções através do “mais”, olhando o amor do “outro” por nós;

  • Os sistemas familiar e escolar, a ordem na relação docente – aluno;

  • Os efeitos da Ordem na família: importância para a habilidade do aluno em estar disponível para aprender;

  • Famílias com filhos de diferentes pais: ensinando a perceber a ordem no sistema familiar simples ou intercalado;

  • A lealdade dos menores – a consciência pessoal e sua implicação para as crianças e o ensino;

  • Crianças “sem papai”. Como ajudar?

  • Dinâmicas básicas: exclusão, inversão da ordem, desequilíbrios;

  • Ampliando a visão individual para uma visão sistêmica;

  • Situações que ocorrem na escola relacionadas a alunos, professores e pais e o olhar sistêmico para apontar soluções;

  • Como lidar com os “diagnósticos na escola: Dificuldades de aprendizado em sala de aula: dislexia, déficit de atenção, hiperatividade, fracasso escolar;

  • Exercícios de percepção

Módulo 2 - A visão sistêmica para a área da educação

 
  • Um olhar sistêmico e as gerações: dimensões transgeracional, intergeracional, intrageracional, intrapsíquica;

  • O professor e a postura sistêmica – respeitando a “cultura” da família de origem como um aspecto do “pertencer” da criança;

  • As separações de casais e as crianças – ensinando a ordem na prática;

  • Atuação da Lei do Pertencimento no sistema familiar e no sistema escolar: vínculos a serem considerados numa família e vínculos a serem considerados numa escola;

  • Famílias com crianças adotadas;

  • Os efeitos da exclusão no comportamento da criança – como ensiná-la a “incluir de volta” a partir de nosso exemplo;

  • Dinâmicas básicas de dificuldades na escola;

  • A ordem dentro da escola – como encontrar uma relação harmoniosa entre professor e escola, entre aluno e professor;

  • “Todas as crianças são boas, seus pais também e seus professores também.” Aceitar cada um como é e o respeito ao que atua em cada um;

  • Brigas entre alunos: como resolver? O equilíbrio como fonte de reconciliação;

  • “As panelinhas” e seus efeitos. Como integrar grupos que se excluem. A necessidade de pertencer e a expansão dos limites dos grupos através do método do “sim, e…”

  • Como estruturar conteúdos que chamem a atenção dos alunos;

  • Exercícios de percepção.

Módulo 3 - O lugar e a postura do ajudante

 
  • Bases da relação de ajuda – As Leis da Ajuda que permitem uma ajuda efetiva;

  • Efeitos da postura do professor/orientador sobre o sistema do aluno;

  • Como melhorar o relacionamento dentro da escola através das leis sistêmicas;

  • O professor no contexto da família de origem e como isso influencia seu trabalho;

  • Os pais, os professores, a escola e o lugar de cada um;

  • Intervenções individuais;

  • Intervenções coletivas na escola;

  • Exercícios de percepção.

Módulo 4 - Família, Escola e Sociedade

 
  • Sistemas vinculados e inter-relacionados;

  • Sistemas e organizações humanas mais amplos;

  • Educando para o sucesso;

  • Lidando com a sexualidade dos alunos: ensinando a olhar para o futuro através da ordem;

  • A responsabilidade da família e da escola com a sociedade;

  • Ampliar a visão respeitando os diferentes contextos;

  • Diferenças culturais numa sala de aula e integração;

  • O vínculo entre os pais e a escola. O vínculo entre os professores e os alunos;

  • Problemas com a autoridade e disciplina;

  • Educar com ordem e com amor;

  • Efeitos da postura do professor/orientador sobre o sistema do aluno;

  • Exercícios de percepção;

  • Ferramentas sistêmicas: genograma e fotograma;

  • Intervenções pedagógico-sistêmicas breves no âmbito da educação ou qualquer outro atendimento a crianças e adolescentes.

ORIGEM

 

A “Pedagogia Sistêmica” originou-se a partir dos trabalhos do filósofo e professor alemão Bert Hellinger.

 

Sua carreira como missionário católico na África do Sul durante quase 20 anos, lecionando em escolas para os zulus, durante o regime do apartheid colocaram-no em uma perspectiva ímpar para identificar questões de conflito e consciência.

 

Mais tarde seu desenvolvimento pessoal o levou a estudar e praticar uma vasta gama de abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional, hipnoterapia Ericsksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares, análise de histórias, etc.

 

Seus trabalho o levaram a descobrir a natureza da consciência pessoal e das leis inconscientes que ditam o comportamento humano em grupos familiares e sociais, as quais denominou inicialmente “ordens do amor” e mais recentemente “leis naturais dos relacionamentos humanos”.

 

Mais tarde diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área educacional, sendo a contribuição mais relevante feita inicialmente por Mariane Franke-Gricksh a qual escreveu um livro denominado “Você é um de nós” (publicado no Brasil pela Editora Atman – www.atmaneditora.com.br) e o grupo do Centro Universitário Doctor Emílio Cárdenas (CUDEC), em Tlalnepantla, México. 

 

Depois disso a abordagem se difundiu pelos países de fala espanhola, especialmente o México e a Espanha.

 

OBJETIVO

Capacitar os participantes para atuarem através das Leis Sistêmicas, ampliando a visão das situações que cruzam o universo da criança/jovem de forma a facilitar o processo ensino-aprendizagem e harmonizar as relações no ambiente escola-família-sociedade.

PÚBLICO-ALVO

 

A formação é destinada a professores, pedagogos, psicopedagogos, gestores, terapeutas, pais… todos aqueles que atuam ou desejam atuar nas diversas áreas da educação.

Não há nenhum pré-requisito. São todos bem vindos!

 

ONDE APLICAR?

Não há limites!
  • No ambiente escolar, seja na sala de aula, nas relações entre colegas, nos aconselhamentos, nas coordenações, nas gestões, etc.

  • Consultórios, com atendimento individual ou em grupos.

  • Ambiente familiar, somando mais recursos na educação de filhos.

METODOLOGIA

 

A metodologia utilizada é teórico-prática, munindo os participantes de ferramentas úteis, operacionais e direcionadas a realidade do ambiente escolar, seja do lugar do professor, do pedagogo, do psicólogo ou dos gestores.

O treinamento é composto por de 4 módulos, com 18 horas cada, ministrados em 2 dias consecutivos, com espaço de aproximadamente 2 a 3 meses entre eles, totalizando 72 horas de estudo.

Este espaço de tempo tem um propósito pedagógico, pois permite a assimilação e aplicação do aprendizado, assim os participantes podem trazer retorno do seu desenvolvimento e compartilhar experiências, tirar dúvidas, etc.

CERTIFICAÇÃO

 

O certificado será emitido pelo IDESV para todos os alunos que obtiverem 90% (noventa por cento) de participação em cada módulo.

Tem validade como um curso de extensão ou formação/capacitação.

O Treinamento em Educação Sistêmica é também validado pela  FTA – Faculdade de Tecnologia Avançada: www.fta.edu.bro

Válido como crédito para a Especialização em Abordagens Transdisciplinares Sistêmicas.

 

Maiores informações, clique aqui.

 

O conteúdo deste curso está registrado e validado pela Biblioteca Nacional RDA (Registro Digital de Autenticidade em Certificados)

INVESTIMENTO

 

Para te passarmos o valor do investimento no curso precisamos de alguns dados.
MAS... vamos te dar um presente!

Além de mostrar os valores, vamos te dar um presente, um e-book com as práticas para já melhorar seus resultados.

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